- Por Érica Azzellini e Giovanna Fontenelle
- Traduzido por Ana Carolina Vartuli
Concluindo a Iniciativa Wikipédia Novo Museu do Ipiranga
Em agosto, o Wiki Movimento Brasil encerrou, após seis meses, a primeira fase de um importante avanço na parceria GLAM-Wiki com o Museu Paulista (também conhecido como Museu do Ipiranga), uma das principais instituições culturais do Brasil.
O projeto – chamado Iniciativa Wikipédia Novo Museu do Ipiranga – envolveu uma parceria ousada com a diretoria do museu com inovação aberta e experimentação em eventos e atividades de difusão ao longo de 2020 em um contexto em que o museu está fechado para reforma e o Brasil enfrenta a pandemia de COVID-19.
O grupo de usuários também ganhou uma concessão do Creative Commons para documentar a história desse GLAM em particular. Estamos muito animados em compartilhar nossa história com um público mais amplo! O texto completo em que descrevemos todos os produtos inovadores, eventos de difusão e atividades que desenvolvemos será lançado no Medium em inglês e português ao longo de setembro. Neste boletim do GLAM Outreach, para celebrar e compartilhar com a comunidade wikimedista, resumimos essas conquistas.
Aplicativos gamificados
Provisoriamente chamados de Povo Conta e Trajo, esses aplicativos gamificados permitem que os usuários naveguem pelos itens da coleção e participem da curadoria de metadados em uma interface amigável. O primeiro visa inserir dados sobre a quantidade de elementos retratados na imagem; o último visa identificar os elementos e acessórios de vestuário retratados nas imagens. Ambos os aplicativos já estão disponíveis para interação pública e incentivam a participação da comunidade na melhoria dos metadados da coleção.
O primeiro livro web semântico do Wikilivros
A partir de uma coleção de fotos e cartões postais que retratam a cidade de São Paulo na virada do século XX carregada no início da parceria com o museu, criamos o primeiro livro web semântico no Wikilivros em português. Isso significa que cada página do livro foi criada com base nas entradas do Wikidata, incluindo as listas do Listeria com imagens relacionadas e as legendas de cada fotografia, geradas automaticamente por meio de um processo de narrativas estruturadas. O livro também permite que o usuário/leitor participe do aprimoramento de seu conteúdo por meio de aplicativos gamificados de curadoria colaborativa. Confira As fotografias de Guilherme Gaensly no acervo do Museu Paulista para saber mais.
Reconstrução por imagens
Outra conquista foi a utilização de dados de georreferenciamento disponibilizados pelo museu para melhorar a precisão da localização de edifícios em São Paulo nas imagens de um acervo fotográfico do centro de São Paulo entre as décadas de 1950 e 1960, tiradas por Werner Haberkorn. Criamos um processo de refinamento de metadados de localização e de posicionamento do fotógrafo no momento em que captava as imagens para permitir a reconstrução visual de edifícios que não existem mais em São Paulo. Este vídeo no YouTube mostra como essa reconstrução visual ocorre.
Mapeamento colaborativo
Contamos com o projeto de mapas livres OpenStreetMap para realizar um mapeamento colaborativo interno e externo do Museu Paulista. O objetivo foi remodelar a área do museu disponível no projeto, agregando mais precisão na sua cobertura, de forma que tanto o prédio do museu – um monumento icônico em São Paulo – quanto as salas internas do prédio pudessem ter maior grau de detalhamento em representações cartográficas. Confira este vídeo no YouTube para ver o processo de melhoria do mapeamento do museu com o OpenStreetMap.
Editatonas
As editatonas foram inicialmente planejadas para ocorrer presencialmente, mas com a pandemia de COVID-19, optamos por realizá-las online e aproveitar a oportunidade para oferecer palestras sobre as coleções do museu e tutoriais sobre os projetos na Wikimedia para um público mais amplo via webinar. Após a transmissão ao vivo, os participantes puderam editar verbetes na Wikipédia e Wikidata e interagir com a equipe do Wiki Movimento Brasil via Slack.
Oito editatonas foram organizadas, abordando temas variados: Mulher, Arte e História; Museu Os Indígenas no Museu, Lutas pela Independência do Brasil, São Paulo fotográfica, As águas do Museu Paulista, Cartografias e Territórios, Ilustração Científica: Taunay e Florence, e Santos Dumont. Os vídeos já têm mais de 3 mil visualizações e fomos informados de que também estão sendo usados em contextos educacionais.
Wikidata Labs
Em um formato semelhante ao das editatonas, o Wikidata Labs – oficinas de treinamento técnico sobre ferramentas e recursos associados ao Wikidata – ocorreu com um webinar seguido de uma atividade prática com a comunidade. Eram três Wikidata Labs voltados para o acervo do Museu Paulista: o primeiro tratava da transferência de artigos dos Anais do Museu Paulista para o Wikidata, o segundo com o potencial educativo da base de dados e o terceiro com relativo posicionamento digital (IIIF), ligada ao desenvolvimento do processo de reconstrução por imagens da coleção Werner Haberkorn.
Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga
O Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga foi um concurso de edição de entradas na Wikipédia associadas à iniciativa GLAM-Wiki do museu. Durante três meses, editores voluntários registrados aprimoraram o conteúdo associado ao museu e sua coleção, e aqueles que mais editaram ganharam prêmios especiais e medalhas em suas páginas de usuário. No total, foram 862 editores registrados que melhoraram 269 entradas, adicionando 1,3 milhão de bytes. O impacto da atividade foi tremendo: até agora, as inscrições receberam mais de 2,6 milhões de visualizações.
Mais carregamentos no GLAM do Museu Paulista
- 510 artigos acadêmicos da revista do Anais do Museu Paulista sobre História e Cultura Material. Disponível no Wikimedia Commons aqui.
- 1340 metadados do IV Centenário de São Paulo e as coleções de Affonso Taunay no Wikidata.
Eventos e parcerias de agosto
Wikiconcurso Arquivo Nacional
Conforme mencionado na newsletter anterior, o WMB está realizando um segundo wikiconcurso na Wikipédia em português com uma importante instituição cultural no Brasil.
Desta vez, os editores brasileiros aprimoraram e criaram verbetes relacionados à capital do Brasil, Brasília, na Wikipédia e usaram parte das 10 mil imagens do acervo do Arquivo Nacional Brasileiro carregado em Commons por meio da parceria GLAM em andamento desde 2017.
Este é um dos maiores e mais importantes eventos do Wiki Movimento Brasil e será concluído no dia 14 de setembro. Em sua última semana, o concurso já atingiu a marca de 183 artigos criados, mais de 700 páginas editadas e 4,54 milhões de bytes adicionados, de acordo com a página do evento no Outreach Dashboard.
Nas próximas semanas, o evento entregará prêmios em dinheiro aos cinco primeiros colocados. O fim da competição promete ser acirrado!
Editatona Santos Dumont
No dia 21 de agosto, tivemos a oitava e a última editatona de uma série em parceria com o Museu Paulista. Para este evento, o WMB carregou um lote de imagens e metadados da coleção Santos Dumont no Commons e Wikidata.
Além da apresentação ao vivo e do workshop, o evento também mostrou em primeira mão o aplicativo gamificado Trajo, que identifica os elementos do vestuário e acessórios retratados nas imagens. Após a palestra, 14 editores melhoraram 281 páginas e criaram mais 11.
Em setembro, o WMB pretende revisar e aprimorar ainda mais os metadados da coleção Santos Dumont, por meio de um projeto no Wikidata, acompanhado do Dashboard.
Arte+Feminismos: Práticas interseccionais – Arte Trans
No final de agosto, o WMB também ficou muito feliz em ajudar a organizar um dos eventos mais diversos e inclusivos já realizados pelo grupo. Em conjunto com o coletivo NaPupila, este evento teve como objetivo aprimorar e criar artigos na Wikipédia em português sobre pessoas trans ou sobre temas sensíveis a esta comunidade, de forma a integrá-la melhor ao universo Wikimedia.
Neste evento, 22 editores criaram 18 artigos e editaram mais de duas mil páginas, com mais de 179 mil bytes adicionados.
Esta foi a quarta edição em parceria com o coletivo NaPupila e Art + Feminism, na Campanha Artes + Feminismos na Lusofonia 2020, e primeiro evento com Brume Dezembro e Secec / RJ.
Abre-te Código: brochuras e vídeos GLAM Wiki
O mês de agosto também foi repleto de atividades do WMB com o Abre-te Código, a edição brasileira do hackathon Coding da Vinci. Para o evento, a equipe desenvolveu dois materiais em texto, um sobre como fazer um GLAM-Wiki e outro sobre Wikimedistas em Residência, e um vídeo sobre as parcerias GLAM-Wiki. Todos esses materiais foram direcionados à instituições GLAM brasileiras interessadas em compartilhar suas coleções abertamente online.
Os materiais fazem parte do ciclo formativo do projeto Abre-te Código, em parceria com o Goethe-Institut São Paulo. As inscrições estarão abertas no final de setembro para o hackathon online em outubro.
Novas parcerias com bibliotecas
No último boletim, foi oficializada a parceria GLAM Bibliotecas da USP com duas importantes bibliotecas: Biblioteca Carlos Benjamin de Lyra, do Instituto de Matemática e Estatística, e Biblioteca da ECA, da Escola de Comunicações e Artes.
Este mês, temos a satisfação de anunciar oficialmente a parceria com a Biblioteca da FAU, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Logo abaixo estão os documentos de ratificação, disponíveis no Wikimedia Commons em português e inglês.
Publicado originalmente na GLAM Newsletter de agosto de 2020, em inglês. Confira o texto original aqui.