, [+]

Como podemos aumentar a equidade na Wikipédia

No início deste mês, passei uma semana em Dallas na Conferência Nacional Conjunta da Associação Nacional de Estudos Afro-Americanos e Afiliados. Os participantes vieram apresentar e discutir as culturas e as histórias africana, afro-americana, hispânica, latino-americana, asiática, nativa norte-americana e indígena.

Em fevereiro, como parte do mês da História Negra nos Estados Unidos, mas também como parte de nossos contínuos esforços para aumentar a equidade na Wikipédia, destacamos o trabalho dos estudantes para melhorar a cobertura de tópicos sub-representados no site. Os alunos atualizaram biografias de mulheres afro-americanas, melhoram artigos sobre cultura e teatro afro-americanos e ampliaram a cobertura de arte, economia e política. Os estudantes causaram um impacto real até agora, mas melhorar o recurso enciclopédico on-line mais acessado no mundo é uma tarefa contínua e sempre urgente.

Os assuntos da Wikipédia com a maior parte da cobertura geralmente não coincidem com tópicos relativos a populações historicamente sub-representadas no conhecimento enciclopédico. E os editores mais fortes da Wikipédia (todos os voluntários) podem enfrentar uma série de obstáculos na melhoria dessas áreas temáticas. Em primeiro lugar, é difícil encontrar fontes sobre tópicos sub-representados simplesmente porque podem existir poucas referências! Em segundo lugar, a maioria dos editores da Wikipédia não tem acesso a fontes acadêmicas que discutem povos marginalizados, uma vez que essas fontes estão muitas vezes restritas por trás de paywalls. Em terceiro lugar, a grande maioria dos editores são jovens, homens ocidentais com interesses e conhecimentos específicos que podem não cobrir áreas da Wikipédia que precisam de mais atenção.

É por isso que a Wiki Education Foundation apoia atividades em sala de aula em que os educadores pedem aos alunos que escrevam artigos muito necessários em seu campo. Nós também apoiamos departamentos e bibliotecas acadêmicas no fornecimento de acesso remoto a suas pesquisas para pesquisadores visitantes que possuem o know-howda Wikipédia. Esses wikipedistas podem identificar áreas ausentes e gerar conteúdo bem referenciado através desta conexão.

Buscamos expandir estes dois programas em 2018 como parte da nossa mais nova iniciativa Futuro dos Fatos e gostaríamos de falar mais com você sobre como seus alunos, seu departamento ou sua universidade podem participar. Se você estiver interessado em aprender mais, envie-nos um e-mail para contact@wikiedu.org.


Samantha Weald é colaboradora da Wiki Education Foundation.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 1º de março de 2018. Publicado para o português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1441">João Alexandre Peschanski (1 de abril de 2018). [https://wp.me/p5zA2r-nf Como podemos aumentar a equidade na Wikipédia] Wiki Movimento Brasil. Visitado em 2 de dezembro de 2020 </ref>
ABNT
Como podemos aumentar a equidade na Wikipédia. In: Website Wiki Movimento Brasil. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2020. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-nf>. Acesso em: 02 dez. 2020.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Como podemos aumentar a equidade na Wikipédia é um artigo sobre educação, equidade, justiça social, Wiki Education Foundation
  • No início deste mês, passei uma semana em Dallas na Conferência Nacional Conjunta da Associação Nacional de Estudos Afro-Americanos e Afiliados. Os participantes vieram apresentar e discutir as culturas e as histórias africana, afro-americana, hispânica, latino-americana, asiática, nativa norte-americana e indígena. Em fevereiro, como parte do mês da História Negra nos Estados Unidos, mas também como […]
  • educação, equidade, justiça social, Wiki Education Foundation
  • Wikipédia
  • Wiki Movimento Brasil
  • /wp-content/uploads/2016/08/midia-livre-baiano.jpg