, [+]

Dia Internacional dos Migrantes

18 de dezembro é o Dia Internacional dos Migrantes, um dia designado pela ONU e reconhecido em todo o mundo como uma oportunidade para divulgar informações sobre direitos humanos e liberdades políticas dos migrantes. É também um dia para celebrar as contribuições sociais dadas pelos migrantes, para compartilhar experiências e para estabelecer estratégias para garantir a proteção dos direitos humanos.

A Wikipédia é uma ferramenta poderosa neste diálogo. É a enciclopédia on-line mais visitada do mundo e está mudando constantemente para refletir o conhecimento mais recente. Na Wiki Education Foundation, estamos empenhados em treinar os estudantes para que contribuam para este excelente recurso e avaliem suas informações com precisão. Nesta revisão, destacamos duas turmas do ano de 2017 que editaram tópicos sobre migração: a matéria entre março e junho da Professora Jennie Burnet na Universidade Estadual da Geórgia, Refugiados e Migração Forçada, e a matéria de Psicologia do Professor Benjamin Karney na Universidade da Califórnia em Los Angeles de setembro a dezembro.

Um estudante da Universidade Estadual da Geórgia expandiu o artigo sobre o direito dos refugiados. O direito dos refugiados nos Estados Unidos é originário da Convenção de 1951 e do Protocolo de 1967 referentes ao estatuto de refugiado, como muitas destas leis de refugiados internacionalmente. No entanto, o direito dos refugiados é diferente em cada país ao redor do mundo. Os EUA são diferenciados, porque grande parte da atual política de refugiados decorre do assentamento pós-Segunda Guerra Mundial de refugiados da Indochina. Esse influxo súbito provocou a Lei dos Refugiados de 1980, que estabelece qualificações específicas para ser considerado um refugiado nos EUA, sendo usada até hoje. Na base do direito dos refugiados está o compromisso com os direitos humanos em todo o mundo. O direito dos refugiados assume que todos os indivíduos têm direito à “proteção contra tortura ou tratamento degradante”, à “liberdade de opinião e expressão”, à “liberdade de pensamento, consciência e religião”, à “vida, liberdade e segurança” e à “proteção contra discriminação”. Outros alunos na disciplina expandiram o artigo “refugiado” na Wikipédia em 19.552 caracteres ou aproximadamente 9.750 palavras. O artigo já foi visualizado 260.026 vezes.

Outro estudante da turma da Professora Jennie Burnet expandiu o artigo sobre as cidades-santuário. Uma cidade-santuário é uma cidade no Canadá ou nos Estados Unidos que limita a cooperação com o governo nacional na aplicação das leis de imigração. De acordo com o artigo, “os líderes das cidades-santuário querem reduzir o medo da deportação e da possível separação familiar entre pessoas que estão no país ilegalmente para que tais pessoas estejam mais dispostas a denunciar crimes, usar serviços médicos e sociais e matricular seus filhos na escola.” As cidades-santuário têm um efeito positivo no bem-estar dos imigrantes sem documentos, como mostra um estudo de 2010 no Journal of Economics and Finance. Desde que este aluno contribuiu para este artigo, ele foi visto na Wikipédia mais de 614.867 vezes.

Um aluno da matéria do Professor Benjamin Karney na UCLA expandiu significativamente o artigo da Wikipédia sobre o paradoxo do imigrante. Imigrantes de primeira geração enfrentam muitos desafios à medida que se estabelecem em uma nova sociedade. Mas eles muitas vezes obtêm melhores níveis de saúde e educação e são menos propensos a cometer crimes quando comparados a não imigrantes, imigrantes de segunda geração e até imigrantes de primeira geração mais velhos, já estabelecidos. Este fenômeno é conhecido como o paradoxo do imigrante. O estudante também incluiu a menção do paradoxo do imigrante entre as populações de refugiados, lembrando que os refugiados são “pelo menos três vezes menos propensos a se envolverem com substâncias ilícitas que não imigrantes.” Desde que este aluno ampliou o artigo, acrescentando 50.967 caracteres, ele foi visto mais de 14.702 vezes.

O trabalho dos alunos tem uma grande audiência e causa um tremendo impacto com as atividades em sala de aula com a Wikipédia. Se você estiver interessado em ensinar com a Wikipédia ou aprender mais, visite teach.wikiedu.org ou entre em contato conosco por contact@wikiedu.org.


Cassidy Villeneuve é colaboradora da Wiki Education Foundation.

Imagem: Portrait of Refugee, Paris 2009 A.jpg, por Alex Proimos, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 18 de dezembro de 2017. Traduzido para o português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1437">João Alexandre Peschanski (11 de maio de 2018). [https://wp.me/p5zA2r-nb Dia Internacional dos Migrantes] Wiki Movimento Brasil. Visitado em 2 de dezembro de 2020 </ref>
ABNT
Dia Internacional dos Migrantes. In: Website Wiki Movimento Brasil. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2020. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-nb>. Acesso em: 02 dez. 2020.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Dia Internacional dos Migrantes é um artigo sobre educação, migrações, Wiki Education Foundation
  • 18 de dezembro é o Dia Internacional dos Migrantes, um dia designado pela ONU e reconhecido em todo o mundo como uma oportunidade para divulgar informações sobre direitos humanos e liberdades políticas dos migrantes. É também um dia para celebrar as contribuições sociais dadas pelos migrantes, para compartilhar experiências e para estabelecer estratégias para garantir a […]
  • educação, migrações, Wiki Education Foundation
  • Comunidade
  • Wiki Movimento Brasil
  • /wp-content/uploads/2017/05/Imagem-WnB.jpg