, [+]

Do YouTube, da Wikipédia e das Fake News…

Assistimos em tempos recentes à emergência do fenômeno das “fake news”, uma expressão em inglês que remete às notícias falsas ou imprecisas que são publicadas, majoritariamente, na Internet. A existência de tal tipo de notícias, contudo, não é algo novo, mas ganhou destaque num mundo em que a produção de conteúdo na Internet se faz de forma cada vez mais veloz, dinâmica e descentralizada.
Nesse contexto, a diretora executiva do YouTube, Susan Wojcicki, anunciou nesta semana que a companhia passará a exibir informações da Wikipédia em vídeos com temáticas conspiratórias. Tal recurso, chamado por ora de “information cues” (numa tradução livre “sugestões de informação”) deverá ser exibido em vídeos cujo tema são baseados em teorias absurdas. A ideia seria a de que a Wikipédia, na qualidade de um vasto repositório de informações, poderia minimizar o efeito dessas “fake news”.

Tudo isso não aconteceu sem que uma controvérsia fosse criada, que levantou questões importantes como a confiabilidade das informações na Wikipédia ou mesmo sobre a existência de uma real parceria entre a Fundação Wikimedia, organização sem fins lucrativos que dá suporte à Wikipédia, e o serviço subsidiário do Google para exibição de vídeos online YouTube. Sobre a essa última questão, a própria Fundação Wikimedia se manifestou por meio de sua conta oficial no Twitter por meio de um tweet para o qual fizemos um tradução livre:
——–
Ficamos sempre felizes por ver pessoas, empresas e organizações reconhecendo o valor da Wikipédia enquanto um repositório de conhecimento livre. Neste caso [contextualizar?], nem a Wikipédia e tampouco a Fundação Wikimedia possuem um acordo formal de parceria com o YouTube. Nada nos foi antecipado em relação a esse pronunciamento.
Atualmente, a Wikipédia é parte fundamental da infraestrutura da Internet. Desde nossos artigos até as referências aos nossos conjuntos de dados, somos uma parte significativa do “commons” global, um guia para o aprendizado e pesquisa livres, assim como um exemplo para aquilo que a World Wide Web deveria ser. Centenas de milhões de pessoas consultam a Wikipédia todos os dias em centenas de idiomas distintos.
O conteúdo da Wikipédia é licenciado de forma que possa ser reutilizado por qualquer pessoa, e isso é algo que é parte de nossa missão: que cada ser humano possa compartilhar conhecimento livre. Nós almejamos que todas as pessoas usem, compartilhem, adicionem e criem trabalhos derivados a partir daquilo que encontram na Wikipédia.
Tudo isso é possível graças às seis milhões de pessoas que doam para manter a Wikipédia operante, e às centenas de milhares de editores voluntários, e às incontáveis pessoas que dão algum suporte ao nosso trabalho. Ao mesmo tempo, nós encorajamos as empresas que utilizam o conteúdo da Wikipédia a contribuírem de volta, num espírito de sustentabilidade. Dessa maneira, essas empresas fariam parte desses milhões de indivíduos que permitem que a Wikipédia se mantenha forte e próspera.
A Wikipédia é algo possível graças às pessoas – ela se baseia na participação de centenas de milhares de pessoas que escrevem, melhoram e atualizam os artigos em tempo real. Elas trabalham para assegurar que a informação não esteja parcial e esteja baseada em fontes confiáveis. Qualquer pessoa pode editar a Wikipédia, e pesquisas mostram que quanto mais pessoas contribuírem editando um artigo, mais acurado e equilibrado ele será. Enquanto a Wikipédia for um trabalho em curso constante, nosso modelo aberto e distribuído será uma de nossas maiores forças.
Os artigos da Wikipédia são editados e aprimorados por editores voluntários, de forma independente da Fundação Wikimedia, que não tem controle sobre o conteúdo ou poder para tomar decisões editoriais acerca da informação que é adicionada à Wikipédia.
——–
Leia o tweet original: https://goo.gl/VEMMzi
Wiki
<ref "wmbr1420">Célio Costa (15 de março de 2018). [https://wp.me/p5zA2r-mU Do YouTube, da Wikipédia e das Fake News…] Wiki Movimento Brasil. Visitado em 25 de novembro de 2020 </ref>
ABNT
Do YouTube, da Wikipédia e das Fake News…. In: Website Wiki Movimento Brasil. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2020. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-mU>. Acesso em: 25 nov. 2020.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Do YouTube, da Wikipédia e das Fake News… é um artigo sobre
  • Assistimos em tempos recentes à emergência do fenômeno das “fake news”, uma expressão em inglês que remete às notícias falsas ou imprecisas que são publicadas, majoritariamente, na Internet. A existência de tal tipo de notícias, contudo, não é algo novo, mas ganhou destaque num mundo em que a produção de conteúdo na Internet se faz […]
  • Wikipédia
  • Wiki Movimento Brasil
  • /wp-content/uploads/2016/04/cropped-cropped-g3028-8.png