A Wikimedia Brasil (WMB), o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) e a Biblioteca do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) abriram a chamada para submissão de trabalhos do seminário “Ciência Aberta e Difusão Científica – Desafios e Oportunidades”.
O evento, que conta com o apoio da FAPESP, vai acontecer no dia 04 de setembro, na sede do NeuroMat, no IME-USP, e será um espaço para o debate de práticas em educação e comunicação científica. Nele estarão presentes pesquisadores, professores e comunicadores de diversos veículos de comunicação, universidades e instituições de pesquisa.
As discussões visam aprofundar a relação entre ciência aberta e difusão científica. Para isso, serão discutidos temas como:
– Quais são os desafios e oportunidades que a ciência aberta enfrenta no Mundo Global Majoritário?
– De que maneira a difusão científica pode ser mais integrada à produção científica?
– Quais são as melhores práticas para harmonizar ciência aberta e difusão científica?
– Como superar as barreiras existentes e integrar de forma mais eficaz as práticas da ciência aberta com os objetivos mais amplos da comunicação e divulgação científica?
O seminário contará com palestras, mesas-redondas, apresentações, sessão de pôster, exibição de documentário e instalação artística. O programa completo será divulgado em breve, mas já está confirmada a palestra “Práticas de ciência aberta e métricas sociais”, com Dario Taraborelli, da Chan Zuckerberg Initiative.
Também haverá o lançamento do documentário “Escutando Árvores”, de Tahnee Valzachi, sobre a vida e o trabalho acadêmico do matemático Antonio Galves.
Para a sessão de pôster, os interessados precisam inscrever seu trabalho acadêmico até o dia 21 de julho. As submissões devem incluir resumos no formato PDF, com no máximo uma página. Os trabalhos devem estar relacionados com temas como Ciência Aberta e Difusão Científica; Recursos Educacionais Abertos na Difusão Científica; Uso de Plataformas Livres em Projetos de Pesquisa e Ensino; Iniciativas de Extensão Universitária Digital Livre, entre outros temas relacionados.
Os trabalhos serão avaliados por um comitê científico formado por Adriano Arrigo e Simone Vieira (do NeuroMat) e Stela Madruga (IME-USP) e Lilian Viana (da USP). Os aprovados serão anunciados no início de agosto e deverão fazer a apresentação em formato de pôster impresso, no tamanho padrão de 90 x 120 cm. Futuramente, eles precisarão ser enviados em formato digital para a disponibilização sob licença livre nos projetos Wikimedia. Aqueles que cumprirem estas etapas receberão um certificado pela apresentação.
O comitê científico geral do evento é composto por Fernando Paixão (NeuroMat), João Alexandre Peschanski (NeuroMat e WMB), Stela Madruga (IME) e Alexander Hilsenbeck (WMB). Os trabalhos serão avaliados por um comitê científico formado por Adriano Arrigo e Simone Vieira (do NeuroMat), Stela Madruga (IME-USP) e Lilian Viana (USP). Para dúvidas, inscrição e mais informações sobre o seminário “Ciência Aberta e Difusão Científica – Desafios e Oportunidades”, entre em contato pelo e-mail educacao@wmnobrasil.org.