Franklin Carmichael , "Lago Lone" (1929) CC Zero [+]

História latino-americana, uma revisão

A sociedade e a cultura modernas não surgiram espontaneamente e, por isso, é tão importante examinar todos os tipos de história e cultura. As disciplinas que se concentram na história latino-americana são muito importantes por este motivo, pois apresentam a oportunidade de expandir nosso conhecimento e conscientização sobre culturas diversas. Várias turmas afiliadas à Wiki Education Foundation exploraram tópicos relativos à América Latina no ano passado. Duas destas turmas foram administradas por educadoras da Universidade Wesleyan (Pesquisa de História Latino-Americana de Corinna Zeltsman) e o New College of Florida (Teoria Social Latino-Americana de Sarah Hernandez).

Existem diferentes maneiras de mostrar as muitas facetas de uma cultura e transmitir mensagens poderosas sobre sua importância – uma dessas maneiras é a palavra escrita, como a turma de Zeltsman poderia lhe dizer. O Grupo de Guayaquil, explorado por estes estudantes, foi um grupo literário equatoriano formado na década de 1930 como resultado da opressão sofrida pelos mestiços equatorianos. Seus principais membros foram Joaquín Gallegos Lara, Enrique Gil Gilbert, Demetrio Aguilera Malta, José de la Cuadra e Alfredo Pareja Diezcanseco, que usaram o realismo social como uma forma de mostrar os verdadeiros montubios e cholos do Equador.

Estudantes da turma de Hernandez examinaram a literatura latino-americana, o que levou um aluno a escrever um artigo sobre Clotilde Betances Jaeger, uma escritora e jornalista feminista que atuava na comunidade intelectual porto-riquenha de Nova York. Sua defesa dos direitos das crianças de grupos minoritários e da educação aumentou a conscientização em torno destas questões e desafiou os tradicionais papéis conservadores das mulheres hispânicas. Betances Jaeger sentiu que era importante que as mulheres se envolvessem na independência política de Porto Rico.

Examinar o passado é sempre importante, como o historiador e antropólogo Néstor García Canclini lhe diria. O trabalho deste intelectual argentino examina a modernidade, a pós-modernidade e a cultura a partir da perspectiva latino-americana, sendo considerado um dos principais estudiosos nessa área. Ele também inventou o conceito de “hibridização cultural”, que seu artigo descreve como um fenômeno que “se materializa em cenários multideterminados em que diversos sistemas se cruzam e se interpenetram”. Estudantes da turma de Hernandez também expandiram o artigo sobre a figura da Machi para incluir informações sobre gênero. As Machis são curandeiras tradicionais da cultura mapuche do Chile e da Argentina e, embora sejam tipicamente mulheres, os homens também podem se tornar machis, sendo chamados de Machi WeyeMachis homens e machis transgênero sofrem discriminação se as pessoas ao seu redor não sentirem que se encaixam em papéis tradicionais de gênero – apesar de serem vistos como líderes religiosos em suas comunidades.

Estudantes e educadores têm uma riqueza de conhecimento que é superada apenas pela paixão por aprender e ensinar, duas coisas que são incrivelmente bem adequadas à tarefa da edição da Wikipédia como uma atividade em sala de aula. Se você estiver interessado em participar, entre em contato com Wiki Education Foundation em contact@wikiedu.org para descobrir como você pode obter acesso a ferramentas, treinamentos on-line e materiais impressos.


Shalor Toncray é colaborador da Wiki Education Foundation.

Imagem: Mapuche Machis.jpg, por Rec79, domínio público, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 6 de novembro de 2017. Versão em português inicialmente disponível em Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1401">João Alexandre Peschanski (5 de março de 2018). [https://wp.me/p5zA2r-mB História latino-americana, uma revisão] Wiki Movimento Brasil. Visitado em 2 de dezembro de 2020 </ref>
ABNT
História latino-americana, uma revisão. In: Website Wiki Movimento Brasil. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2020. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-mB>. Acesso em: 02 dez. 2020.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • História latino-americana, uma revisão é um artigo sobre América Latina, educação, Wiki Education
  • A sociedade e a cultura modernas não surgiram espontaneamente e, por isso, é tão importante examinar todos os tipos de história e cultura. As disciplinas que se concentram na história latino-americana são muito importantes por este motivo, pois apresentam a oportunidade de expandir nosso conhecimento e conscientização sobre culturas diversas. Várias turmas afiliadas à Wiki […]
  • América Latina, educação, Wiki Education
  • Pesquisa
  • Wiki Movimento Brasil
  • /wp-content/uploads/2016/01/Franklin_Carmichael_-_Lone_Lake.jpg