
Voluntários passaram o dia trabalhando em artigos sobre psicologia, sistemas numéricos, hormônios e outros assuntos
Por meio de uma parceria entre Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), a Universidade de São Paulo sediou no último dia 29 (segunda-feira) a II Maratona de Edição – Neurociência e Matemática, atividade na qual diversos artigos das áreas foram expandidos por wikipedistas iniciantes sob orientação de editores mais experientes.
Dentre os artigos trabalhados está o Transição de fase, que quase septuplicou seu tamanho original a partir de uma tradução do conteúdo em inglês; Complementar, que deixou de ser um pequeno esboço sem nenhuma referência para um artigo de vários parágrafos respaldado por 24 fontes diferentes. Houve artigos, contudo, que foram criados do zero: é o caso do Diferença simétrica.
O resultado do trabalho, que envolveu treze editores, pode ser lido na página oficial da maratona de edição. A atividade contou com apoio da FAPESP e da Fundação Wikimedia.
Antes de iniciar os trabalhos, os editores aspirantes assistiram a algumas breves explanações. O professor da Faculdade Cásper Líbero, consultor de comunicação do NeuroMat e editor da Wikipédia João Alexandre Peschanski falou das entidades e fez uma introdução à atividade. Depois, o jornalista e editor da Wikipédia David Alves, Wikipedista-em-residência do NeuroMat, falou brevemente sobre a importância da difusão da ciência em plataformas livres como a Wikipédia. Por fim, o experiente editor Célio Costa introduziu os novatos ao mudo da Wikipédia, falando dos fundamentos da edição no site e as regras mais importantes.