Horadrim , Treinamento em uso dos projetos Wikimedia em difusão científica, na Universidade de São Paulo, em dezembro de 2016 CC BY-SA 4.0 [+]

Teatro afro-americano nos projetos Wikimedia

Na primeira semana de fevereiro, mostramos o trabalho dos alunos que destacaram as companhias e peças de teatro afro-americanas, bem como os dramaturgos afro-americanos. Os artistas envolvidos na arena teatral contribuíram com trabalhos notáveis ​​para a cultura americana, sobre os quais os leitores da Wikipédia agora podem ler muita coisa. Graças aos alunos da disciplina de Teatro e Cultura Afro-Americana da Professora Ali-Reza Mirsajadi no Emerson College, existem três novos artigos sobre o tema.

Eisa Davis é dramaturga, cantora, compositora e atriz. Ela também é sobrinha da ativista Angela Davis. Eisa trabalhou na televisão como atriz no programa Hart of Dixie. Ela trabalhou como dramaturga residente na companhia New Dramatists, período no qual recebeu dois prêmios por seu trabalho. Ela é atualmente parceira do Symphony Space em Nova York e sua música pode ser ouvida em dois álbuns. Sua filosofia artística segue o princípio ganês do Sankofa, que envolve um exame de sua linhagem e história pessoal para inspiração artística. Ela usa sua arte para entender e responder perguntas com as quais está lidando. “O teatro”, disse ela, “é um dos poucos espaços públicos que temos para a contemplação ativa”.

New Federal Theatre recebeu este nome na época do Projeto Federal de Teatro, que ofereceu recursos para iniciativas de teatro e arte nos Estados Unidos durante a Grande Depressão. É uma companhia de teatro do leste inferior de Manhattan, fundada em 1970. Muitos atores e dramaturgos receberam atenção nacional por seus trabalhos na New Federal Theatre. A missão da companhia é centrar minorias e mulheres no mainstream do teatro americano, “formando artistas para a profissão e apresentando peças de minorias e mulheres para públicos integrados e multiculturais — peças que evocam a verdade através de recriações belas e artísticas de nós mesmos.”

O artigo sobre a peça Familiar agora existe graças a estes alunos. A peça foi escrita por Danai Gurira. Estreou no Yale Repertory Theatre em Connecticut em 2015, dirigida por Rebecca Taichman. Os críticos apreciaram o humor com que o trabalho lida com as complicadas realidades da imigração e da assimilação. A peça se concentra em uma família zimbabuense que vive em Minneapolis, Minnesota. Enquanto eles se preparam para o casamento de uma filha, a família discute uma tradição de casamento zimbabuense. Ao longo da peça, os personagens lidam com as tensões entre a cultura zimbabuense e as tradições americanas e cristãs que eles estão assimilando. A peça examina o que a identidade afro-americana significa dentro dessa família e o que acontece quando os ideais se chocam.

Graças aos alunos do curso de Mirsajadi, os milhões de leitores da Wikipédia têm acesso a melhores informações sobre o teatro afro-americano. Através das ferramentas da Wiki Education Foundation e de treinamentos on-line, os alunos aprenderam como adicionar partes significativas do conteúdo de sua disciplina à Wikipédia.


Cassidy Villeneuve é colaboradora da Wiki Education Foundation.

Imagem: Danai Gurira (9347312647).jpg, por Gage Skidmore, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 5 de fevereiro de 2018. Publicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1408">João Alexandre Peschanski (13 de abril de 2018). [https://wp.me/p5zA2r-mI Teatro afro-americano nos projetos Wikimedia] Wiki Movimento Brasil. Visitado em 25 de novembro de 2020 </ref>
ABNT
Teatro afro-americano nos projetos Wikimedia. In: Website Wiki Movimento Brasil. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2020. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-mI>. Acesso em: 25 nov. 2020.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Teatro afro-americano nos projetos Wikimedia é um artigo sobre Angela Davis, educação, igualdade, transformação social, Wiki Education Foundation
  • Na primeira semana de fevereiro, mostramos o trabalho dos alunos que destacaram as companhias e peças de teatro afro-americanas, bem como os dramaturgos afro-americanos. Os artistas envolvidos na arena teatral contribuíram com trabalhos notáveis ​​para a cultura americana, sobre os quais os leitores da Wikipédia agora podem ler muita coisa. Graças aos alunos da disciplina […]
  • Angela Davis, educação, igualdade, transformação social, Wiki Education Foundation
  • Wikipédia
  • Wiki Movimento Brasil
  • /wp-content/uploads/2017/01/TDCWeb20_day_02_12.jpg