, [+]

Todos têm uma voz…

A voz humana é uma coisa maravilhosa. É capaz de nos fazer rir, chorar e sentir uma ampla gama de emoções. Embora esteja longe de ser a única maneira de transmitir mensagens ou descrever sentimentos, nossas vidas seriam menos completas se cada pessoa caísse eternamente em silêncio. Isto torna o estudo dos Transtornos da Vozmuito importante, já que a obtenção de novos avanços e a disseminação de pesquisas antigas e recentes são de grande benefício para a sociedade. Entre setembro e dezembro de 2016, a Professora Nicole Li-Jessen da Universidade McGill e seus alunos assumiram esta tarefa de garantir que o público tenha acesso a informações pertinentes e atualizadas sobre este tópico, editando a Wikipédia, um dos sites mais frequentemente acessados na internet.

disfunção das cordas vocais (DCV) pode ter um efeito negativo sobre a vida e o bem-estar de uma pessoa. As pessoas que apresentam este distúrbio podem ter sintomas que se assemelham a outras condições como a asma e a paralisia das cordas vocais, o que dificulta um diagnóstico oportuno e preciso. Tratamentos para a DCV podem variar, incluindo cuidados comportamentais, médicos e psicológicos.

laringite é uma inflamação da caixa de voz que geralmente dura algumas semanas. Os sintomas para isto podem variar em tipo e gravidade, sendo a voz rouca um dos mais comuns. A laringite vem em duas formas, aguda e crônica. A primeira pode ser causada por infecções virais, fúngicas ou bacterianas ou mesmo um trauma nas cordas vocais. Se você já ouviu a frase “eu vou gritar até ficar rouco”, esta é a fonte dessa referência. Para aqueles que tiveram a infelicidade a contrair uma laringite crônica, sua inflamação pode ter sido causada por alergias e distúrbios autoimunes como a artrite reumatóide. O refluxo gastroesofágico também é capaz de causar laringite crônica, porque pode irritar e inflamar as cordas vocais, dificultando a fala. O tratamento para a laringite depende muito das causas e da gravidade, uma vez que o tratamento da inflamação pode incluir medicação ou só exigir que o indivíduo promova algumas mudanças em seu estilo de vida até melhorar.

Citando o artigo sobre a Wikipédia na enciclopédia livre, “a Wikipédia é o maior e mais popular trabalho de referência geral na internet”, o que torna as contribuições de estudantes e professores muito mais importantes. Quer ajudar a compartilhar conhecimento com o mundo? Entre em contato com a Wiki Education Foundation por contact@wikiedu.org para descobrir como obter acesso a ferramentas, treinamentos on-line e materiais impressos para ajudar sua turma a editar a Wikipédia. Você também pode visitar teach.wikiedu.org.


Shalor Toncray é colaboradora da Wiki Education Foundation.

Imagem: Arts Building, McGill University, Montréal, East view 20170410 1.jpg, DXR, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 2 de janeiro de 2018. Publicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1410">João Alexandre Peschanski (18 de abril de 2018). [https://wp.me/p5zA2r-mK Todos têm uma voz…] Wiki Movimento Brasil. Visitado em 2 de dezembro de 2020 </ref>
ABNT
Todos têm uma voz…. In: Website Wiki Movimento Brasil. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2020. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-mK>. Acesso em: 02 dez. 2020.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Todos têm uma voz… é um artigo sobre Acessibilidade, educação, Fundação Wiki Educação, Programa de educação, Wiki Education Foundation
  • A voz humana é uma coisa maravilhosa. É capaz de nos fazer rir, chorar e sentir uma ampla gama de emoções. Embora esteja longe de ser a única maneira de transmitir mensagens ou descrever sentimentos, nossas vidas seriam menos completas se cada pessoa caísse eternamente em silêncio. Isto torna o estudo dos Transtornos da Vozmuito importante, […]
  • Acessibilidade, educação, Fundação Wiki Educação, Programa de educação, Wiki Education Foundation
  • Comunidade
  • Wiki Movimento Brasil
  • /wp-content/uploads/2017/05/Imagem-WnB.jpg