- Por Érica Azzellini & Lucas Belo
- Traduzido por: Lucas Belo
Wikiconcurso Wiki Loves Bahia
No decorrer de 2021, o Wiki Movimento Brasil está conduzindo o Wiki Loves Bahia – uma iniciativa para celebrar e tornar visível a cultura e o conhecimento local de um dos maiores e mais pobres estados do Brasil. Além de chegar diretamente a instituições culturais e de ensino da Bahia, estamos trabalhando em atividades de divulgação para melhorar a cobertura da Wikipédia em português sobre os biomas do estado, diversidade, patrimônio histórico e cultural, religiosidade e territórios.
Lançamos no dia 10 de julho o Wikiconcurso Wiki Loves Bahia – concurso no qual os editores que mais contribuírem são premiados. Para melhor explicar o contexto da iniciativa e capacitar novos usuários, também organizamos um evento de abertura. O concurso vai até o final de agosto e, até o momento, mais de 120 voluntários já fizeram mais de 600 edições, incluindo a criação de 150 artigos.
Durante o Wiki Loves Bahia, iremos disponibilizar várias maratonas de edição remotamente – sempre com um especialista no assunto principal para trazer mais contexto à atividade. A primeira aconteceu logo após a inauguração do evento e foi dedicada à Independência da Bahia, data histórica para celebrar e relembrar o movimento emancipatório iniciado pela população em 1822 contra o domínio colonial português.
Com mais de 560 km² e 410 municípios, o Estado da Bahia é maior que a Espanha, então a próxima maratona de edição será focada nas cidades baianas e em sua diversidade demográfica e geográfica. Essas maratonas de edição também são oportunidades para os participantes acumularem pontos para o Wikiconcurso. Muito mais está por vir!
Nova parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
O Wiki Movimento Brasil firmou nova parceria GLAM-Wiki com o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP). A instituição possui acervo de aproximadamente 25 milhões de documentos textuais e 2,7 milhões de fotografias. Em seu acervo, estão cinco conjuntos documentais considerados Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Publicado originalmente na GLAM Newsletter de julho de 2021, em inglês. Confira o texto original aqui.