original por RRZEicons e Masur derivado por B. Jankuloski , Logo do projeto "Conhecimento Compartilhado" CC BY-SA 4.0 [+]

Unindo interessados em idiomas

O latim pode ser o idioma do amor, mas o site Ethnologue.com diz que existem hoje mais de 7.000 línguas vivas no mundo. Isto deixou os estudantes da disciplina de Introdução à Linguística do Professor Andrew Nevins na Escola de Verão de Harvard com muitas opções para sua atividade com a Wikipédia. Ao todo, a turma editou 38 artigos, com alguns alunos se interessando tanto pela Wikipédia que decidiram se ramificar para diferentes tópicos, como beatboxing.

Dois de seus alunos expandiram o artigo sobre a língua italiana, dando especial atenção ao crescimento do idioma em popularidade ao longo dos anos, observando que o desenvolvimento de tecnologias, como as impressoras, facilitou a disseminação da língua em grandes áreas. Um estudante que trabalhou duro adicionou informações sobre a estrutura gramatical no artigo sobre a língua hindi, que recebeu mais de 250 mil visualizações desde que a turma começou a editar! Outros dois alunos expandiram os artigos para as línguas alemãfrancesa e sino-tibetana, sendo que este último agora inclui informações sobre a mudança no tom e na estrutura das palavras das línguas sino-tibetanas.

Também é intrigante o trabalho de um aluno, que expandiu o artigo sobre a língua turca para dar mais detalhes sobre a sintaxe do idioma, bem como informações sobre uma versão em assovio da língua turca. Esta linguagem, que reflete a estrutura léxica e sintática da língua turca, corre o risco de morrer — no entanto, há esperança de que as tentativas de ensinar a língua nas escolas regionais salvem o idioma. O que torna a adição deste material muito mais significativa é que o aluno em questão vem da Turquia, país em que o governo bloqueou o acesso à Wikipédia. Adicionar este conteúdo não só deu aos leitores a capacidade de aprender mais sobre a língua turca, mas também deu ao aluno a liberdade para compartilhar sua riqueza de conhecimento e seus recursos, apesar da censura à Wikipedia em seu país.

Você também pode trabalhar com a Wikipédia em sua turma como uma das atividades em sala de aula. Se você estiver interessado, entre em contato com Wiki Education Foundation por contact@wikiedu.org para descobrir como você pode obter acesso a ferramentas, treinamentos on-line e materiais impressos.


Shalor Toncray é colaboradora da Wiki Education Foundation.

Imagem: Harvard University Widener Library.jpg, por Joseph Williams, CC-BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 5 de setembro de 2017. Traduzido para o português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1439">João Alexandre Peschanski (20 de maio de 2018). [https://wp.me/p5zA2r-nd Unindo interessados em idiomas] Wiki Movimento Brasil. Visitado em 2 de dezembro de 2020 </ref>
ABNT
Unindo interessados em idiomas. In: Website Wiki Movimento Brasil. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2020. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-nd>. Acesso em: 02 dez. 2020.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Unindo interessados em idiomas é um artigo sobre educação, tradução, Wiki Education Foundation
  • O latim pode ser o idioma do amor, mas o site Ethnologue.com diz que existem hoje mais de 7.000 línguas vivas no mundo. Isto deixou os estudantes da disciplina de Introdução à Linguística do Professor Andrew Nevins na Escola de Verão de Harvard com muitas opções para sua atividade com a Wikipédia. Ao todo, a turma editou 38 […]
  • educação, tradução, Wiki Education Foundation
  • Wikimedia
  • Wiki Movimento Brasil
  • /wp-content/uploads/2017/02/Captura-de-Tela-2017-02-01-às-16.24.18.png