Carlabridi , Detalhe de um dos vitrais, localizado acima da porta de entrada da capela do Colégio de Santa Inês, em São Paulo CC BY-SA 4.0 [+]

Wikimedia e Arte na Itália da Renascença

Quanto você sabe sobre a arte na Itália da Renascença? Você pode ler muito sobre isto agora que os alunos da disciplina de História da Arte da Professora Sara Galletti na Universidade Duke expandiram e melhoraram artigos sobre pintores italianos. Graças a pessoas como eles, qualquer um pode ter acesso ao conhecimento sobre estas influentes figuras da história da arte.

O artigo da Wikipédia sobre Giulio Bonasone agora inclui informações sobre sua vida, seu estilo, o desenvolvimento de sua obra de arte, seu trabalho com gravura reprodutiva e descrições de muitas de suas gravuras. Bonasone foi um italiano que trabalhou com pintura e gravura no século XVI. Mais conhecido por suas gravuras do que por suas pinturas, Bonasone descreveu frequentemente controvérsias religiosas e culturais de seu tempo. Bonasone também produziu impressões de obras dos mestres da época, incluindo Rafael e Michelangelo. Sua habilidade técnica chegou a ponto de combinar métodos de água-forte e gravura para produzir reproduções particularmente impressionantes de pinturas famosas.

Giorgio Vasari com desenhos por Filippino Lippi, Botticelli e Rafaellino del Garbo.

Imagem: Page from “Libro de’ Disegni”- 2.jpg, Giorgio Vasari, domínio público, via Wikimedia Commons.

Neri di Bicci veio de uma linhagem de pintores renascentistas e muitas vezes colaborou em encomendas com seu pai, Bicci di Lorenzo. Neri é conhecido por seu estilo único, que apresenta “olhos longos e estreitos, cobertos pela metade por pálpebras pesadas; sobrancelhas finamente arqueadas; e dedos longos e magros com unhas quadradas.” Frequentemente, pintou os mesmos assuntos por vezes seguidas, mudando apenas pequenos detalhes sobre eles, produzindo um estilo de aparência mecânica. Ele trabalhou muitas vezes com ouro moído, uma técnica pela qual Giotto era mais famoso, mas que estava morrendo na época. Ele também usou a tinta em camadas espessas ao descrever roupas, fazendo as vestimentas ficarem rígidas, como se fossem feitas de metal. As obras de Neri foram encomendadas por classes sociais variadas, incluindo “a burguesia superior, os membros das guildas florentinas, as humildes igrejas provinciais.”

Os alunos também carregaram imagens como parte de sua atividade com a Wikipédia, incluindo um olhar aproximado de parte do Tríptico Carrand, que se acredita ter sido criado por Giovanni di Francesco. Outra é uma página do Libro de’ Disegni, que contém o trabalho de Giorgio Vasari.

Para saber como acessar nossas ferramentas e recursos impressos, visite teach.wikiedu.org ou entre em contato por contact@wikiedu.org.


Cassidy Villeneuve é colaboradora da Wiki Education Foundation.

Imagem: Carrand Triptych; detail of Annunciation from Madonna and Child with Saints.jpg, Giovanni di Francesco, Xw129, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 22 de janeiro de 2018. Publicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1405">João Alexandre Peschanski (31 de março de 2018). [https://wp.me/p5zA2r-mF Wikimedia e Arte na Itália da Renascença] Wiki Movimento Brasil. Visitado em 2 de dezembro de 2020 </ref>
ABNT
Wikimedia e Arte na Itália da Renascença. In: Website Wiki Movimento Brasil. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2020. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-mF>. Acesso em: 02 dez. 2020.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Wikimedia e Arte na Itália da Renascença é um artigo sobre arte, educação, Europa, Wiki Education
  • Quanto você sabe sobre a arte na Itália da Renascença? Você pode ler muito sobre isto agora que os alunos da disciplina de História da Arte da Professora Sara Galletti na Universidade Duke expandiram e melhoraram artigos sobre pintores italianos. Graças a pessoas como eles, qualquer um pode ter acesso ao conhecimento sobre estas influentes figuras da […]
  • arte, educação, Europa, Wiki Education
  • Wikipédia
  • Wiki Movimento Brasil
  • /wp-content/uploads/2016/11/Colégio_de_Santa_Inês_25.jpg