- Por João Alexandre Peschanski
- Traduzido por Ana Carolina Vartuli
No contexto da pandemia de COVID-19, nosso grupo de usuários teve – como muitas outras organizações Wikimedia – que se adaptar rapidamente a essa nova e desafiante realidade. Dinâmicas de trabalho em equipe e expectativas tiveram que ser remanejadas. O nosso plano anual inteiro teve que ser revisto, com a postergação de alguns eventos-chave que nós tínhamos programado (i.e., um treinamento apoiado pela WMF em LUA e um Seminário em Tecnologias Digitais e Cultura Livre). Nós somos gratos pela colaboração da equipe de concessões e suporte a comunidade da WMF em fazer mudanças necessárias nas nossas atividades. O novo contexto também foi uma oportunidade para experimentação e invenção de programas e atividades que nós não tínhamos necessariamente em mente; nesse relatório, eu ressalto alguns desses programas e atividades.
Um ponto alto do nosso trabalho no contexto da pandemia de COVID-19 é a série de editatonas que nós tivemos em parceria com institutos culturais, em especial o Museu Paulista. A iniciativa com esse museu em particular, que foi descrita em uma edição anterior, foi listada em uma coluna de um dos mais importantes jornais brasileiros, a Folha de S. Paulo, como um dos poucos sucessos de museus em meio a uma incapacidade generalizada para se ajustar as audiências digitais no Brasil. Entre março e o meio de julho, a WMB realizou onze editatonas, incluindo seis que foram organizadas em parceria com o Museu Paulista.
Normalmente, a WMB realiza editatonas com a ideia de que nós deveríamos ir o mais rápido possível para o momento mágico de capacitar e habilitar novatos para que eles editem pela primeira vez; em um contexto remoto, nós passamos para uma interação em que nós fomos capazes de apresentar mais profunda e detalhadamente o que a comunidade é e faz, para depois termos diversos Wikimedians trabalhando como tutores individuais para os novatos. Slides, vídeos, chats estão disponíveis nas páginas dos eventos. Mais de 2,000 pessoas assistiram os vídeos e mais de 1,100 se juntaram à campanha com o Museu Paulista.
Em paralelo, a WMB executou uma iniciativa online de três meses para melhorar conteúdos amplamente relacionados com o Museu Paulista na Wikipédia em português. Uma nova inciativa está prestes a começar com o Arquivo Nacional; mais de 500 pessoas se inscreveram nesse concurso que foca especificamente na capital brasileira, Brasília.
Novas parcerias
Outro ponto alto foi a reorganização das Oficinas Wikimedia & Educação no Brasil. O WMB sistematicamente pesquisou e listou programas educacionais que foram organizados no Brasil desde 2011 e buscou contato com todos os professores e líderes educacionais que estiveram envolvidos nesses programas. Uma primeira reunião aconteceu em 17 de julho e teve em torno de 40 participantes.
O trabalho com educadores é particularmente importante visto que eles enfrentam o desafio de se adaptar às novas tecnologias sem receber apoio suficiente dos governantes locais, e preparar programas educacionais no Wikimedia é relativamente simples e pode ser uma forma de engajar os estudantes em uma experiência renovadora. Reuniões abertas na comunidade Wikimedia e Educação acontecerão mensalmente.
Nós também estamos felizes de celebrar recentemente a maior parceria com bibliotecas acadêmicas brasileiras na nossa história, com a formalização de uma iniciativa conjunta com diversas bibliotecas da Universidade de São Paulo (nós esperamos enviar um relatório completo em breve!). Nós também estamos trabalhando para completar parcerias com a Música Brasilis (uma das maiores coleções de partituras musicais do Brasil em que nós traríamos para o Wikimedia Commons cerca de 5,000 arquivos da música brasileira) e com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência para melhorar o conteúdo de políticas brasileiras para as Ciência.
Publicado originalmente na GLAM Newsletter de junho de 2020, em inglês. Confira o texto original aqui.