Digitalização de acervos e democratização do acesso à cultura

Está acontecendo um movimento silencioso que está transformando a forma como interagimos com nossa herança cultural e histórica: a digitalização de acervos culturais. A digitalização é um passo fundamental na democratização do acesso ao conhecimento e à cultura em todo o mundo. Em particular, instituições GLAM (Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus) estão liderando esse movimento, permitindo que as pessoas tenham acesso a recursos culturais valiosos, independentemente de barreiras geográficas e socioeconômicas. 

Digitalizar é tornar acessível

A digitalização elimina as barreiras geográficas, permitindo que qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo acesse e explore coleções de galerias, bibliotecas, arquivos e museus. Não importa onde você esteja, é possível conhecer a história, arte e conhecimento de culturas que antes seriam inacessíveis.

As instituições que investem na digitalização tornam seus acervos mais acessíveis para quem tiver interesse em conhecer. Há diversos museus que estão disponibilizando suas coleções online, assim como bibliotecas que estão digitalizando livros raros e arquivos que estão tornando registros históricos acessíveis a pesquisadores e ao público em geral.

Democratizando o acesso à cultura

Para muitos, visitar museus, bibliotecas e arquivos físicos pode ser custoso ou impraticável devido a restrições financeiras. A digitalização torna o acesso à cultura acessível a todos, independentemente de sua situação financeira. 

Além disso, há outra dimensão importante a ser considerada: a proteção contra perdas. Museus, bibliotecas, arquivos e galerias físicas estão sujeitas a riscos que podem levar à perda irreparável de valiosos acervos. Eventos como incêndiosinundações e até mesmo o desgaste natural podem causar danos devastadores aos recursos culturais.

A digitalização oferece uma camada adicional de segurança, garantindo que, mesmo em caso de desastres, as informações e o valor cultural dos objetos possam ser preservados. 

Ao criar cópias digitais de objetos frágeis ou em deterioração, garantimos que as futuras gerações tenham acesso a esses recursos.

Iniciativas GLAM Wiki no Brasil

As Iniciativas GLAM Wiki são parcerias estratégicas que acontecem em diversas partes do mundo. Aqui no Brasil, o WMB atua criando parcerias com instituições culturais como museus, galerias e bibliotecas. Essas colaborações têm como objetivo principal disponibilizar uma parte significativa dos acervos dessas instituições de forma gratuita e acessível ao público em geral. Ao disponibilizar essas obras nas plataformas Wikimedia, sob licenças livres, as instituições parceiras contribuem para a democratização do conhecimento e da cultura, promovendo a educação, a pesquisa e a preservação da memória coletiva.

O Wiki Movimento Brasil tem exemplos notáveis de parcerias GLAM Wiki, que disponibiliza uma vasta quantidade de documentos, fotografias e objetos históricos relacionados à história do Brasil, tais como: GLAM do Museu PaulistaGLAM do Arquivo NacionalGLAM do Museu da Pessoa. Essas parcerias permitem que estudantes, pesquisadores e entusiastas da história tenham acesso a um acervo de grande relevância, enriquecendo seus estudos e ampliando seu conhecimento sobre o passado.

Além disso, as Iniciativas GLAM Wiki também oferecem benefícios às próprias instituições culturais. Ao disponibilizar seus acervos de forma digital, essas instituições têm a oportunidade de alcançar um público muito maior do que aquele que visita fisicamente suas instalações. Isso amplia sua visibilidade, fortalece sua reputação e também contribui para a promoção do turismo cultural, uma vez que visibilidade online e o acesso digital às informações podem atrair visitantes às instituições culturais, promovendo o turismo cultural de maneira mais detalhada.

Não restam dúvidas que a digitalização de acervos e democratização do acesso à culturasão temas correlatos, e é parte intrínseca do trabalho do Wiki Movimento Brasil criar condições para que isso seja possível.

Compartilhe o post

Posts relacionados

Confira nosso instagram

Engaje-se na causa do conhecimento livre

Rolar para cima
Pular para o conteúdo