Conheça nossa equipe

Sobre nós

Desde sua fundação em outubro de 2013, o Wiki Movimento Brasil (WMB) promove ações e parcerias com as principais instituições culturais do país, ganhando proeminência na comunidade Wikimedia internacional

 

O WMB é uma associação brasileira sem fins lucrativos afiliada à Fundação Wikimedia e busca, entre outros objetivos: ampliar, qualificar e diversificar o conteúdo e a comunidade nos projetos da Wikimedia, em especial a Wikipédia; e apoiar a atuação de organizações sociais no ecossistema do conhecimento livre.

Conheça nossa história

2005 e 2006

Surgiram os primeiros experimentos de organização comunitária de cunho estritamente voluntário e informal buscaram organizar coletivos de editoras e editores e difundir os projetos Wikimedia no Brasil

2013

Após alguns anos de trabalho árduo, o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil finalmente foi oficialmente reconhecido pela Fundação Wikimedia. Com o nome fantasia de “Wiki Movimento Brasil”, essa associação começou a ganhar força e a atrair cada vez mais membros interessados em contribuir para a disseminação do conhecimento livre no país.

2016

Os seis membros fundadores se reuniram e criaram a primeira estratégia do Wiki Movimento Brasil (WMB).

2017

Mesmo com o reconhecimento oficial, o WMB continuou a ser um trabalho voluntário e informal por alguns anos. Mas, em 2017, eles decidiram levar as coisas para um nível mais profissional. E assim, registraram o estatuto da associação em cartório e montaram uma estrutura profissional.

Outubro de 2017 e marcado pelo inicio do Wikidata Labs: uma iniciativa do wmb que foca em uma apresentacao tematica com discussao seguida de atividade pratica. O objetivo e ministrar formacao em ferramentas e projetos especificos do wikidata, fortalecer a comunidade lusofona em torno de temas relacionados, alem de reunir wikimedistas, academicos e profissionais do glam

2018

O Wiki Movimento Brasil foi desreconhecido pela Fundação Wikimedia em 2018, no entanto não interrompeu suas atividades e voltou a ser reconhecido em 2019.

2020

O Wiki Movimento Brasil consolidou sua equipe profissional e aumentou a base de membros associados. Com o amadurecimento da organização em 2020, o WMB ampliou sua atuação para além da promoção da edição e criação de conteúdo nas plataformas Wikimedia, abrangendo também a realização de eventos e parcerias com instituições de ensino.

Para ajudar educadores e instituições, o Wiki Movimento Brasil, apoiado pelo grupo Wikipedia & Education, iniciou uma série de encontros online: as Oficinas Wikimedia & Educação. O objetivo é auxiliar pessoas interessadas em utilizar as plataformas Wikimedia com propósitos educacionais, além de formar uma rede de apoio.

2022

Quando se dá a redação coletiva da Estratégia do Movimento, o Wiki Movimento Brasil conta com 32 membros associados e é uma referência para o Movimento Wikimedia.Além disso conta com uma equipe profissional com especialistas em diversas áreas, como comunicação, tecnologia e educação, trabalha inspirando e capacitando pessoas a contribuírem para os projetos Wikimedia.

Entre os dias 23 e 24 de julho, na cidade de São Paulo, foi realizada a WikiCon Brasil 2022. WikiCon é uma conferência Wikimedia voltada para reunir e fortalecer comunidades wikimedistas. Em 2022, o Brasil foi sede da primeira WikiCon realizada pela e para a comunidade brasileira.

Nosso DNA é colaborativo

A #Wiki é um ambiente em que todos podem editar e melhorar um conteúdo, como num quebra-cabeça, em que cada peça simboliza uma contribuição.

O conceito de Conhecimento Livre está intrinsecamente ligado à colaboração, à construção de um ambiente seguro no qual todos tenham voz sobre diferentes temáticas.

É totalmente disruptivo pensar em uma enciclopédia na qual todos estão escrevendo e completando juntos as informações contidas.

Cada um de nós tem algo a contribuir. E nós, como organização focada no movimento dos projetos #Wiki no Brasil, nossa missão é trabalhar no desenvolvimento de projetos, ações e espaços que ampliem e qualifiquem pessoas e conteúdos em prol desse propósito.

FAQ

Perguntas Frequentes

Separamos perguntas e respostas que podem ajudar você a entender mais da nossa atuação.
O Wiki Movimento Brasil não é uma representação legal nem subsidiária da Fundação Wikimedia. Não interfere no conteúdo dos projetos da Wikimedia: não faz correções, nem é responsável por elas.

Somos uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal ampliar, qualificar e diversificar o conteúdo e a comunidade nos projetos da Wikimedia o conteúdo dos projetos Wikimedia no Brasil, em especial a Wikipédia.

Por meio de parcerias estratégicas, buscamos fortalecer a atuação de organizações sociais no ecossistema do conhecimento livre, e atrair pessoas de diferentes origens, culturas e áreas de conhecimento para diversificar a comunidade de editores dos projetos da Wikimedia. Através de programas de capacitação e editatonas, contribuímos com a qualificação da comunidade de editores, incentivando a criação de conteúdo de qualidade e a adoção das melhores práticas de edição, colaborando para a melhoria geral da Wikipédia em português e demais projetos da Wikimedia.

Essa é uma dúvida muito comum, mas é importante saber que o Wiki Movimento Brasil não é a Wikipédia. O WMB é um grupo que busca promover boas práticas no movimento Wikimedia, mas não tem poder de decisão sobre o conteúdo da Wikipédia ou dos demais projetos.

Não somos responsáveis por criar páginas na Wikipédia, nem trabalhamos com criação de artigos pagos. Afinal, as edições da Wikipédia são feitas por uma comunidade voluntária. Mas estamos aqui para ajudar a capacitar e incentivar as pessoas a se envolverem nos projetos Wiki. Queremos que todos possam contribuir e compartilhar conhecimento de forma colaborativa!

Nós do Wiki Movimento Brasil atuamos como um agente wikimedista que trabalha para fortalecer a comunidade de editores e contribuir com o conteúdo da Wikipédia no Brasil, incentivando a participação ativa de voluntários na criação de novos artigos.

Nós oferecemos treinamentos e capacitações para que essas organizações tenham mais autonomia para compartilhar seus conhecimentos de forma livre e acessível. Uma das formas como o Wiki Movimento Brasil apoia as organizações sociais é promovendo parcerias e colaborações, como as parcerias GLAM e os programas de educação. Isso permite que as instituições possam contar com o apoio técnico na criação e atualização de conteúdo, fortalecendo assim o ecossistema do conhecimento livre. O Wiki Movimento Brasil também oferece suporte técnico e orientações para as organizações sociais que desejam criar e manter seus próprios projetos wiki.

O Wiki Movimento Brasil realiza atividades de capacitação, concursos e treinamento para os voluntários interessados em contribuir com os projetos da Wikimedia. Uma das atividades mais importantes realizadas pelo Wiki Movimento Brasil são as editatonas, que são maratonas de edição durante a qual editores se reúnem para editar e melhorar um tema ou tipo específico de conteúdo, geralmente incluindo um treinamento em edição básica para novos editores. Outra atividade de destaque é o projeto Wiki Loves Estados, realizado anualmente em estados diferentes.O objetivo é melhorar a qualidade das informações sobre o estado nas plataformas Wikimedia, através de uma série de atividades em cooperação com a comunidade e instituições locais.

O Wiki Movimento Brasil possui parcerias com diversas universidades, no âmbito dos programas de educação e difusão científica. Juntos, realizamos eventos e projetos para promover a colaboração entre educadores e editores da Wikipédia. Nós também temos parcerias com organizações culturais, como museus e bibliotecas, as chamadas parcerias GLAM. Nesse contexto, trabalhamos em conjunto para digitalizar acervos e disponibilizar informações valiosas para o público, contribuindo para a preservação da cultura e do conhecimento.

Você pode se envolver com o Wiki Movimento Brasil participando dos eventos e atividades que promovemos ao longo do ano. Fique de olho em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade! 

Aproveito para te convidar para nos acompanhar em nossas redes sociais @wmnobrasil. Estamos também no YouTube, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Você pode contribuir de diferentes formas. Se você gosta de escrever e pesquisar, uma ótima maneira de contribuir para o Wiki Movimento Brasil é participar das editatonas. Esses eventos reúnem pessoas interessadas em criar e melhorar artigos sobre temas específicos, ajudando a diversificar o conteúdo da Wikipédia. Além de editar artigos, você também pode contribuir para o Wiki Movimento Brasil compartilhando suas fotos no Wikimedia Commons. Essa plataforma reúne imagens e mídias livres que podem ser utilizadas em diversos projetos da Wikimedia.

Como agente wikimedista, você terá a chance de fazer parte de uma comunidade engajada e colaborativa. Ao se tornar um agente wikimedista no Wiki Movimento Brasil, você terá a oportunidade de contribuir para a ampliação, qualificação e diversificação do conteúdo da Wikipédia e de outros projetos da Wikimedia, ajudando a disseminar conhecimento de forma livre e acessível para milhões de pessoas.

Wiki pra lá, Wiki pra cá…
Mas afinal, o que são Wikis?

Um sistema wiki, chamado simplesmente “wiki”, compreende um site gerenciado por um programa de computador, o software wiki, que, por sua vez, permite a criação, edição e eliminação de páginas e seus conteúdos na internet. Esse processo depende de uma pessoa ou, mais usualmente, de uma comunidade de editores que realizam essas edições de forma colaborativa e descentralizada. 

Nosso time

Conheça quem faz o Wiki Movimento Brasil!

Nossa organização é impulsionada por uma equipe diversificada e apaixonada, dedicada a promover a disseminação do conhecimento livre e a colaboração nas plataformas Wikimedia no Brasil. Essas são as pessoas que compõem nossa equipe e desempenham papéis fundamentais em nossa missão:

Equipe

Alexander Hilsenbeck
Gestor de Educação e Divulgação Científica
Célio Costa Filho
Gestor de Administração e Fundos
Diana Souza
Gestora de Captação de Recursos
Éder Porto
Gestor de Produtos e Tecnologia
Érica Azzellini
Gestora de Comunidade
Fabiana Dias
Assistente de Projetos
Fernanda Ikedo
Assistente administrativa
Henrique Neiva
Estagiário de Comunicação
João Alexandre Peschanski
Diretor Executivo
Juliana Cunha
Assistente de Projetos
Lucas Belo
Assistente de Projetos
Marília Rocha
Gestora de Comunicação
Priscilla Bensabath
Estagiária de Comunicação
Sandra Soster
Gestora de GLAMs e Cultura
Thainá Oliveira
Assistente de Projetos

Projetos Temporários

Adriane Batata
Analista de Estratégia do Movimento – CALIBRA
Alberto Leoncio
Desenvolvedor de Software – Capacity Exchange
Andi Inácio
Gestora de Projeto – Capacity Exchange
Lucas Piantá
Analista de Estratégia do Movimento – CALIBRA
Milienne Paixão
Assistente do Wiki Loves Mato Grosso
Yuri Tavares
Desenvolvedor de Software – Capacity Exchange

Você pode entrar em contato com o Wiki Movimento Brasil por alguns dos nossos canais de comunicação oficiais!

Outros canais de comunicação

Confira nosso Instagram

Engaje-se na causa do conhecimento livre

Pular para o conteúdo