Maely Oliveira, usando trajes na cor verde no banner da 6º Ciência para um futuro sustentável e inclusivo.

Ciência aberta e conhecimento contra a desinformação são pautas de destaque na 76ª SBPC

WMB acompanhou reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que reuniu pesquisadores e estudantes de todo Brasil

A equipe profissional do Wiki Movimento Brasil esteve presente na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu no início de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação científica e cultural do evento trouxe como tema: Ciência para um futuro sustentável e inclusivo, por um novo contrato social com a natureza. A capilaridade da abordagem possibilita diversos diálogos construtivos e relevantes para a sua aplicação, incluindo a importância das práticas de ciência aberta e do papel da ciência no combate à desinformação.

O evento, que é considerado o maior encontro da área científica e de inovação em toda a América latina, reúne representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, além da sociedade civil interessada nos debates e em acompanhar os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento.

“Pudemos acompanhar como o engajamento da ciência aberta no combate à desinformação tem ganhado espaço e destaque na reunião”, afirmou a assistente de projetos Maely Oliveira. “Além disso, dialogamos sobre  o tema da SBPC na conjuntura da produção de conhecimento local, a partir da ótica dos pesquisadores da UFPA, e do Museu Paraense Emílio Goeldi, referência na produção científica no Pará e no país.” 

“O Goeldi, desde que foi construído no século XIX, tem essa intenção de ajudar a construir um futuro sustentável. Para isso, nada melhor do que a gente escutar as comunidades indígenas que possuem um pacto com a natureza de preservação, de conservação, e o Museu Paraense Emílio Goeldi é a instituição no Brasil que atualmente tem os maiores registros de línguas, de culturas, de acervos indígenas. Então, acho que ele é um excelente ponto de partida para que a gente possa dialogar e construir o que a SBPC se propõe”, afirmou Sue Costa, Coordenadora de Comunicação do Museu Paraense Emílio Goeldi.

À esquerda, Maely Oliveira, Assistente de Projetos do WMB em Belém do Pará. Ao lado direito, Maely e Sue Anne Costa, Coordenadora de Comunicação do Museu Paraense Emílio Goeldi e responsável pela parceria GLAM-Wiki na instituição.

Imagens: MOliveira (WMB) / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

MOliveira (WMB) / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0 

“A ação do CISAM, que é o Centro Integrado de Sociobiodiversidade da Amazônia, em que a Universidade Federal do Pará, sede coordenadora desse espaço, produz ciência, soluções científicas e soluções para os problemas sociais da nossa comunidade amazônica e brasileira, que atravessam e dialogam com a sustentabilidade, com os objetivos de desenvolvimento sustentável, as ODS da ONU. Então, entendo que a Universidade Federal do Pará, sim, dialoga com esse tema tão urgente, tão importante, para um futuro sustentável.”, destacou Edson Miranda, representante do estande da UFPA na Feira Expot&C da SBPC.

Contribuir para consolidar a cultura científica e os processos de conhecimento livre no Brasil, com foco na sustentabilidade é um dos nossos objetivos. Por isso, em breve divulgaremos projetos em parceria com instituições científicas da Amazônia

Compartilhe o post

Posts relacionados

Confira nosso instagram

Engaje-se na causa do conhecimento livre

Pular para o conteúdo