Seminário na USP discute oportunidades e desafios da ciência aberta e da difusão científica

Para debater as intersecções entre pesquisa e as melhores práticas em educação e comunicação científica, o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo vai receber o seminário “Ciência Aberta e Difusão Científica – Desafios e Oportunidades”, no dia 4 de setembro. Organizado pela Wikimedia Brasil, o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) e a biblioteca do IME-USP, o evento vai reunir pesquisadores, professores, especialistas e jornalistas.

A ciência aberta é um movimento que tem como objetivo disponibilizar e democratizar o acesso a recursos de pesquisa para todos. Ela envolve transparência, participação social e disponibilização livre de informações sobre todas as etapas do processo científico por meio de processos de difusão.

Nas últimas duas décadas, as plataformas digitais revolucionaram o acesso ao conhecimento, democratizando informações antes restritas. Contudo, apesar do aumento significativo de publicações de acesso aberto, o ecossistema científico ainda não explora integralmente todas as possibilidades disponíveis. 

O crescimento exponencial de dados científicos, impulsionado por avanços tecnológicos, não foi acompanhado pelo desenvolvimento de infraestruturas e práticas necessárias para um compartilhamento eficaz de conhecimento e colaboração. Assim, o potencial transformador dessas novas tecnologias ainda não foi plenamente realizado, limitando seu impacto social.

Segundo os organizadores do evento, países como o Brasil ainda carecem de uma política nacional unificada para disponibilização das informações científicas no contexto da ciência aberta, afinal, além de desafios tecnológicos, existem barreiras econômicas para implementar sistemas de compartilhamento e difusão de pesquisas, dados e recursos.

Para discutir sobre estes temas, estarão presentes no seminário Natália Silva, Theo Ruprecht, Lilian Viana, Stela Madruga, Alexander Hilsenbeck, Priscila Sena, Débora Perez Menezes, Maria Elisa Pimentel Piemonte, Sabine Righetti, Dario Taraborelli, Edney Cielici Dias, João Alexandre Peschanski e Fernando Paixão.

O evento também contará com uma sessão de apresentação no formato de pôster e o lançamento do documentário “Escutando Árvores”, que aborda a vida e o trabalho acadêmico do matemático brasileiro Antonio Galves.

Mais informações sobre o seminário “Ciência Aberta e Difusão Científica – Desafios e Oportunidades”, podem ser obtidas na página do evento https://w.wiki/Eovh. Para participar, é necessário se inscrever por meio do formulário no link: https://wikimedia.pt/limetestbr/index.php/855423?lang=pt-BR.

Compartilhe esta postagem

Posts relacionados

Confira nosso instagram

Engaje-se na causa do conhecimento livre

Pular para o conteúdo