Wikimedia Brasil lança ferramenta para Grupos de Pesquisa na Wikiversidade

O Brasil tem quase 43 mil grupos de pesquisa em 600 instituições de ensino superior, o que envolve 247 mil pesquisadores país afora. Porém, a Wikimedia Brasil identificou que não existe uma interligação entre estes grupos em um repositório livre, aberto e que permite a localização e troca entre pares.

Pensando nisso, a WMB vem desenvolvendo novas funcionalidades para a Wikiversidade, uma plataforma para a reunião de conteúdo livre, gratuito e de qualidade na internet, fortalecendo o movimento em prol do conhecimento livre e a construção de equidade social, por meio de recursos educacionais abertos e rompendo as barreiras para a produção científica. Além disso, este pode ser um espaço de conectividade entre os grupos, para que eles possam trocar experiências e conhecimentos, e um lugar de memória – como todas as alterações ficam salvas na plataforma, é possível ver as mudanças e o histórico do grupo ao longo do tempo.

Para facilitar o acesso dos pesquisadores à Wikiversidade, o “Gerador de Perfis de Grupos de Pesquisa” é um novo recurso que simplifica a geração de páginas para grupos de pesquisa na plataforma. Ao colocar os dados do grupo na ferramenta, como nome, descrição, pesquisadores, logo, área de estudo, instituições associadas, localização e etc, a ferramenta automaticamente criará um item para o grupo no Wikidata e uma página na Wikiversidade. 

Com um potencial para driblar a falta de recursos e infraestrutura no Brasil, gerando autonomia aos grupos de pesquisa em relação às empresas proprietárias, as ferramentas permitem operacionalizar ações cada vez mais essenciais para as atividades de grupos de pesquisa, que envolvem comunicação, difusão, colaboração e coordenação de tarefas.

A iniciativa também estimula o desenvolvimento e compartilhamento de boas práticas acadêmicas de transparência e protocolos que permitem registros fotográficos, de notas, atas e o histórico do percurso e aprendizado dos grupos de pesquisa e, ainda, a publicização dos resultados das pesquisas e de suas produções.

Histórico

Para desenvolver a nova funcionalidade, a Wikimedia Brasil realizou um levantamento com alguns grupos de pesquisa do país, visando identificar suas principais necessidades e os aspectos em que a Wikiversidade teria maior potencial de contribuição.

Ao longo de 2024, foram realizadas reuniões recorrentes com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos das Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (INCT ADAPTA) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), além de entrevistas e questionários com alguns outros grupos de pesquisa (sendo que alguns deles já utilizavam a Wikiversidade e outros não). A partir disso foi possível ​​obter elementos para compreender e analisar o universo do que é preciso melhorar em termos de ferramentas e recursos para o uso desse ambiente por docentes e pessoas relacionadas à pesquisa acadêmica.

Para mais detalhes sobre o processo de pesquisa que levou à criação do “Gerador de Perfis de Grupos de Pesquisa”, você pode visitar a página com o relatório completo na Wikiversidade.

Serviço

Para utilizar o “Gerador de Perfis de Grupos de Pesquisa”, basta entrar na página dele na Wikiversidade e instalá-lo no perfil de usuário(a) nos projetos Wikimedia seguindo o passo a passo disponível. Depois disso, um botão para criar um grupo de pesquisa irá aparecer na mesma página, e basta preencher todos os campos com os dados do grupo.

Assim é criada uma página na Wikiversidade específica para o grupo de pesquisa, que poderá ser editada com informações adicionais. O modelo gerado tem quatro abas principais: “Sobre nós”, “Estudos”, “Reuniões” e “Bolsas, recursos e eventos”, mas os grupos podem modificá-las de acordo com suas próprias necessidades.

Compartilhe esta postagem

Posts relacionados

Confira nosso instagram

Engaje-se na causa do conhecimento livre

Pular para o conteúdo